Sobre o Congresso

II Congresso Nacional da Grande Idade

O II Congresso Nacional da Grande Idade vai marcar o ano de 2017, pretendendo ser o evento com maior relevância sobre envelhecimento realizado em Portugal em 2017.

Passada a “moda” do ano do envelhecimento activo, onde se realizaram centenas de iniciativas para discutir e divulgar a problemática do envelhecimento, parece que se atingiu algum cansaço, voltando a falar-se neste tema apenas por razões negativas e de imediatismo discutível.

A Associação Amigos da Grande Idade tem mantido os seus objectivos: colocar na discussão pública o envelhecimento, dando-lhe a divulgação que merece, contribuindo assim para alertar que todos envelhecemos e que necessitamos de algumas respostas e alguns procedimentos por parte da sociedade que ajudamos a construir. Queremos viver mais mas com maior qualidade e não numa cama de hospital ou confinados a respostas sociais com pouca dignidade e destituídas de princípios fundamentais que respeitem a nossa liberdade e os nossos direitos.

É pois necessário continuar a reflectir, a discutir, trazer para esta área as pessoas com conhecimento mas também as pessoas com autoridade politica e os líderes de opinião. Também eles envelhecem e quando isso acontecer todos os estatutos sociais são perdidos se mantivermos o modelo de intervenção que insiste em perdurar.

Neste Congresso vamos ter vários painéis de discussão que juntam grupos de personalidades diversos e algumas intervenções individuais, no modelo de conferência. Tentamos ter as principais vozes da sociedade portuguesa reconhecidas na área do envelhecimento, dos cuidados e serviços para pessoas idosas e da decisão politica sobre a resposta social do estado e da sociedade. Vamos ter mais de 30 oradores.

A organização vai ser assegurada pelos colaboradores e amigos da Associação, voluntariamente e de uma forma amadora, pelo que são desculpáveis alguns pormenores e erros logísticos. Contudo, pela experiência que temos dos dois últimos grandes congressos que organizámos, quer parecer-nos que muitas vezes conseguimos sobrepor-nos ao profissionalismo de algumas outras organizações.

Desejamos pois um bom Congresso e a sua presença.

ONDE

AUDITÓRIO MUNICIPAL RUY DE CARVALHO
Centro Cívico de Carnaxide, Rua 25 de Abril, Lote 5
Carnaxide – Portugal

Sexta e Sábado
30 de Junho e 1 de Julho, 2017

Reserve o seu lugar!

O último congresso esgotou os lugares rapidamente. Não perca o seu este ano!

Programa do Congresso

Os nossos Oradores

AUDITÓRIO MUNICIPAL RUY DE CARVALHO

Centro Cívico de Carnaxide
Rua 25 de Abril, Lote 5
Carnaxide

Registe-se agora

Efectue o seu registo e garanta o seu lugar neste congresso.