Formação Pós Graduada de baixo custo!

A única Formação em Portugal que habilita a gerir lares, cuidados domiciliários e centros de dia .

O CURSO

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DESTINADOS A PESSOAS IDOSAS

  • GERIR LARES, CUIDADOS DOMICILIÁRIOS E CENTROS DE DIA
    A única formação em Portugal que habilita a gerir lares, cuidados domiciliários, centros de dia e outras respostas sociais e privadas para o Envelhecimento.

    A gestão de Equipamentos destinados a pessoas idosas em Portugal, é na generalidade exercida por Diretores/as Técnicas, sem qualquer formação específica que habilitem a essa competência. Esta situação é causadora de grande falta de liderança e autoridade técnico-profissional e extraordinariamente frustrante para quem exerce essas funções, não vendo reconhecida qualquer capacidade que as distingam.

    É pois fundamental dotar os técnicos das diversas áreas sociais, saúde e também de outras até agora afastadas deste enquadramento, de conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam assumir na totalidade as responsabilidades de gestão, permitindo também às Instituições e Entidades maior êxito na sua atividade, garantindo a sustentabilidade, o equilíbrio e a qualidade, objetivos que só uma gestão verdadeiramente profissional permitem atingir.

  • FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
    Uma formação teórica-prática que habilita academicamente

    Esta Pós-Graduação, com uma componente prática muito desenvolvida, habilita academicamente todos os que a frequentem e concluam com avaliação positiva. Tem uma carga horária de 240 horas presenciais e 780 na totalidade de trabalho e concede 30 ECTS, creditados pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, podendo estes ser utilizados em formações complementares.

    Esta é uma proposta destinada a:

    • pessoas que terminam as suas licenciaturas e que pretendem optar por uma das áreas em maior evolução em todo o mundo: o envelhecimento;

    • pessoas já no mercado de trabalho e que percebem a necessidade de entender o maior fenómeno demográfico do planeta e as consequências do mesmo;

    • pessoas que pretendam empreender num dos negócios que mais evoluirá nos próximos anos.

  • FORMAÇÃO PÓS GRADUADA DE BAIXO PREÇO

    A Pós-Graduação em gestão de equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas, é uma formação cujos responsáveis não pretendem a obtenção de lucros mas apostam acima de tudo na contribuição para uma mudança de comportamentos e procedimentos na área do envelhecimento. Tal só é possível com novas lideranças e inovadores métodos de gestão, tanto na área dos recursos humanos como na área dos serviços e ainda na área financeira.

    Em tempos de dificuldades económicas, a Pós-Graduação pode ser feita por uma mensalidade muitíssimo baixa que permite a participação de todas as pessoas. Esta é uma oportunidade única de participar na terceira edição, supondo-se alterações no futuro, pelo interesse e concorrência que esta formação irá novamente despertar.

  • DOCENTES COM RELEVÂNCIA NACIONAL
    Um conjunto de docentes com relevância nacional pelo trabalho já realizado

    A Pós-Graduação vai ter como docentes, um conjunto de pessoas que desenvolvem atividade na Associação Amigos da Grande Idade e com larga experiência na gestão de equipamentos que já se distinguiram nacional e internacionalmente pelos modelos inovadores que desenvolveram.

    Para além dos docentes que fazem parte da equipa base, a Pós-Graduação vai contar com um grupo muito alargado de convidados que vão intervir em diversos módulos, em seminários e em sessões de discussão pública. Estes, são líderes de opinião em Portugal e com reconhecido mérito académico.

  • MODELO DE FORMAÇÃO DESCONSTRUTIVO
    Um modelo de formação desconstrutivo que impõe o rigor do conhecimento teórico suportado por experiência prática intensa

    O Modelo de formação da Pós-Graduação é o modelo que se desenvolve há mais de cinco anos no Curso de Gestão Organizacional de Lares e Casas de Repouso, da responsabilidade da Associação Amigos da Grande Idade e já frequentado por mais de 700 formandos.

    Um curso que despertou o interesse nacional pela forma pragmática com que é desenvolvido, assente na experiência prática do trabalho de terreno mas baseando-a na evidência científica e no conhecimento teórico. Abrir novas perspetivas, desconstruir preconceitos e estigmas, revolucionar o pensamento sobre o envelhecimento tem sido a motivação principal destas formações. A Pós-Graduação é a consequência natural da exigência que os inúmeros formandos do Curso de 48 horas foram apresentando ao longo dos últimos tempos.

PLANO CURRICULAR

DATAS A TER EM CONTA

ENQUADRAMENTO

A Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento, com a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP), propõem a abertura de um Curso de Pós-graduação em Gestão Organizacional de Equipamentos e Serviços Destinados a Pessoas Idosas, composto por 6 unidades curriculares, com um total estimado de 780 horas de trabalho, das quais 240 horas de contacto direto.
Para efeitos de continuação de estudos conducentes ao 2º ciclo, a convalidação de créditos poderá atingir um total 30 ECTS, de acordo com a ESSCVP.
O Curso enquadra-se no Protocolo de Cooperação Académica entre a ESSCVP e a Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento.

JUSTIFICAÇÃO

Ao nível deste sector em Portugal, observa-se uma desregulação clara onde o papel dos técnicos habilitados é desvalorizado, quer pela influência da legislação, quer pela forma pouco sustentada como estes profissionais intervêm na gestão dos equipamentos destinados a pessoas Idosas, que incluem hoje os lares, casas de repouso, residências assistidas, centros de dia, cuidados domiciliários e cuidados continuados.
O curso visa alargar a formação de todos os técnicos sociais e de saúde, desenvolvendo competências para a gestão organizacional dos cuidados e dos serviços e o desenvolvimento de estratégias de intervenção que visem a excelência da gestão de equipamentos destinados a pessoas idosas.

A Pós-Graduação pretende ser um contributo para a formação de especialistas com competências, conhecimentos e aptidões para um mercado profissional e académico em franca expansão, preenchendo ao mesmo tempo as lacunas existentes em vários sectores da sociedade.

O curso é essencialmente destinado a:
• Licenciados em gestão, serviço social, psicologia, gerontologia, geriatria, enfermagem, fisioterapia e comunicação;
• Gestores e responsáveis de organizações que tenham um papel ativo na definição e implementação das atividades e Gestão deste tipo de equipamentos;
• Outros licenciados, que pretendam obter uma formação adequada e atualizada.

O Curso será ministrado por especialistas nacionais e internacionais identificados, neste documento.

UN. CURRICULAR 1

ENQUADRAMENTO LEGAL DOS EQUIPAMENTOS, CUIDADOS E SERVIÇOS DESTINADOS A PESSOAS IDOSAS:

• Resenha histórica das ofertas sociais em Portugal para pessoas idosas
• Legislação de Equipamentos, serviços e cuidados para pessoas idosas em Portugal
• Empreendedorismo e Inovação. A maior oportunidade do século
• Desafios na Gestão de lares

ÁREA CIENTIFICA:
• Serviços Sociais

UN.CURRICULAR II

PANORAMA GLOBAL DO ENVELHECIMENTO

• Contextualização sociológica. Repercussões na saúde e na funcionalidade
• Repercussões sociais e económicas do envelhecimento;
• Repercussões do ponto de vista de perda autonomia jurídica e representativa;
• Envelhecimento e Demências ;
• Processo de Envelhecimento.

ÁREA CIENTIFICA:
• Serviços Sociais

 

UN.CURRICULAR III

GESTÃO ORGANIZACIONAL:

• Clima e Cultura Organizacional;
• Organização do trabalho;
• Gestão emocional;
• Gestão de equipas de auxiliares;
• Desafios da Direção Técnica
• Gestão de Enfermagem e de saúde.

ÁREA CIENTIFICA:
• Gestão e Administração

UN.CURRICULAR IV

GESTÃO FINANCEIRA E DE SERVIÇOS:

• Noções base de instrumentos financeiros (orçamentos, balancetes, controlo orçamental, contas e gestão de caixa, gestão de stocks)
• Gestão, Exploração e/ou Contratação de serviços (manutenção, alimentação, limpeza, tratamento de roupa, recursos humanos)
• Indicadores de desempenho financeiro.

ÁREA CIENTIFICA:
• Gestão e Administração

UN.CURRICULAR V

PARADIGMA DO SÉCULO UTILIDADE, FUNCIONALIDADE E FELICIDADE

• A dor, implicações na funcionalidade e na felicidade;
• Envelhecimento e Felicidade

ÁREA CIENTIFICA:
• Gestão e Administração

UN.CURRICULAR VI

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

• Novas ofertas. Especulação política e económico-social. Ofertas geracionais;
• Desenvolvimento de Projetos. Avaliação de projetos e sustentabilidade
• Prática: construção de horários de trabalho, gestão de férias e tempo de trabalho

ÁREA CIENTIFICA:
• Gestão e Administração

Datas a ter em conta

Prazos de Candidatura

Entre 1 de Agosto a 30 de Setembro (ou data que atinge limite máximo de candidatos)

Seleção

Informação de selecionado até 15 dias após a inscrição.

Confirmação de Presença

Até 5 dias após informação da seleção com pagamento/confirmação de inscrição

Limite Máximo de Confirmação de Pagamento/Inscrição

 
 
Cronograma

 
 

 

MODULO TEMA DOCENTE MÊS DIA HORÁRIO
Cerimónia de abertura e Primeira sessão Rui Fontes, Teresa Silveira, António Ilhicas Outubro 6 Sábado 9-13
Enquadramento legal dos equipamentos, cuidados e serviços destinados a pessoas idosas. Projectos de curso. Análise critica à oferta de cuidados e serviços a pessoas institucionalizadas. Necessidade de novos comportamentos atitudes e modelos de intervenção Rui Fontes 20 Sábado 9-18
Desenvolvimento de projecto científico. Orientação prática Ana Filipa Novembro 3 Sábado
Novos modelos de intervenção Rui Fontes 17 Sábado
Panorama Global do Envelhecimento O Envelhecimento Zaida Azeredo 24 Sábado 9-18
Orientação de projectos Ana Filipa Dezembro 15 Sábado 9-18
Repercussões do ponto de vista da perda de autonomia jurídica e representativa Dina Vasa Janeiro 5 Sábado 9-18
Envelhecimento e Demências António Fonseca 12 Sábado 9-18
Envelhecimento e Funcionalidade António Ilhicas 26 Sábado 9-18
Gestão organizacional Clima e Cultura organizacional. Organização do trabalho Rui Fontes Fevereiro 9 Sábado 9-18
Gestão equipas de auxiliares Carla Ribeirinho 23 Sábado 9-18
Contratos, legislação e obrigações fiscais. Regulamentos e convenções colectivas Dina Vasa Março 15 Sábado 9-18
Gestão de saúde Joana Ferreira 29 Sábado 9-18
Paradigma do Século: Utilidade e Funcionalidade Indicadores de funcionalidade e de desempenho César Fonseca Abril 13 Sábado 9-18
Trabalhos de grupo Ana Filipa 27 Sábado 9-18
Empreendorismo Social Novas ofertas: ofertas e modelos de outros países. Novos idosos e Ofertas geracionais. Universidades seniores. Luís Jacob Maio 4 Sábado 9-23
Construção de projetos. Candidaturas. Ideias. IES 11 Sábado 9-18
Seminário Portugal 2050 Rui Brites, Fernanda Perpétua, Joaquina Madeira, Coimbra de Matos, António Palha, Alberto Barata, Associação Profissionais de Serviço Social 24 e 25 Sexta e Sábado 10-18
Gestão Financeira e de Serviços Orçamentos. Contas custos e contas receitas. Balancetes. Controlo Orçamental. GCCO Junho 8 Sábado 9-18
Estudos de viabilidade financeira GCCO 15 Sábado 9-18
Sessão Final Rui Brites, Rui Fontes, Antonio Ilhicas e Teresa Silveira 29 Sábado 9-21

Descarregar em PDF (Lisboa)

INFORMAÇÕES

LOCAL – PREÇOS

Preços

Inscrição: 150,00 €
Propinas: 10 X 115,00 €
Total da Pós Graduação: 1300,00 €

Local de Realização – Lisboa

A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha é uma escola com uma tradição de mais de 60 anos no ensino. Uma escola que prepara os seus estudantes para o mercado nacional e internacional. Nesta perspectiva não pode deixar de preocupar-se com o fenómeno do envelhecimento e assumir a necessidade urgente de preparar técnicos de elevada qualidade para a gestão dos serviços e ofertas para esta população que em 2050 atingirá um terço da população total do nosso País.

Recentemente assinou com a Associação Amigos da Grande Idade um protocolo/parceria que entre outras iniciativas, tem como objectivo o desenvolvimento da Pós-Graduação em gestão de equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas.

As condições físicas, humanas e de garantia de qualidade da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha juntam-se assim à elevada qualidade dos conteúdos da Pós-Graduação desenvolvida pela Associação Amigos da Grande Idade que vai para uma terceira edição, após duas anteriores edições de absoluta êxito com as vagas totalmente esgotadas.
Todos os alunos da Pós Graduação estarão ao abrigo dos regulamentos da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha com os respectivos direitos e deveres.

A Escola está dotada de salas de estudo, biblioteca, serviços de secretaria, reprografia, bar e restaurante, acesso gratuito à Internet.

A localização da Escola está próxima de todas as redes de transporte, seja publico ou privado.

A Escola situa-se em Avenida de Ceuta, 1 Edifício Urbiceuta 1300-125 Lisboa

  • salas de trabalho

    salas de trabalho

  • modernas salas de aula

    modernas salas de aula

  • esscvp

    esscvp

  • Fotocopias esscv

    Fotocopias esscv

  • Secretariado

    Secretariado

  • Salas de aula

    Salas de aula

  • apoio alunos

    apoio alunos

  • fotocopias

    fotocopias

  • serviço de bar e restaurante

    serviço de bar e restaurante

  • restaurante

    restaurante

  • salas de estar

    salas de estar

APOIO AOS ALUNOS

A Associação Amigos da Grande Idade é inovadora no apoio aos alunos e formandos nas suas acções.
Este apoio passa por acesso on-line direto aos docentes, com especcial destaque para os coordenadores geral e cientifico, mas também pela criação de site próprio onde será colocada toda a documentação da Pós Graduação, desde as apresnetações das aulas aos documentos que mais são necessários para a aprendizagem teórica e prática.
Também está criado um secretariado permanente de apoio aos alunos. Este secretariado estará disponivel para resolver qualquer questão como horários de transporte, marcação de viagens, reservas de estadias, fornecimento de documentação e/ou informação diversa.

Breve História da Pós-Graduação

A Pós Graduação em Gestão de Equipamentos e Serviços Destinados a Pessoas Idosas tem uma história curta mas já recheada de muitos episódios e marcos importantes.

A Pós Graduação surge em consequência do extraordinário êxito da primeira proposta formativa da Associação Amigos da Grande Idade, surgida em 2008 e que se começou por designar “Curso de Gestão Organizacional de Lares e Casas de Repouso” com uma carga horária de 40 horas.

O êxito desta proposta, que realizou até aos dias de hoje mais de meia centena de edições por todo o País, levou-nos a entender que existia uma enorme necessidade de desenvolver formação na área da gestão de lares, direccionada especialmente às directoras e directores técnicos que chegavam a estas ofertas com as suas licenciaturas sem qualquer preparação para responder às necessidades de gestão nas suas mais variadas vertentes. Também a experiencia prática de alguns elementos da Associação levou a esse entendimento.

Foi-nos assim proposto em 2010 o lançamento da primeira pós graduação. Esta proposta feita pelo Instituto Leopoldo Guimarães muito nos honrou, primeiro porque este Instituto estava relacionado com um dos professores mais relevantes do nosso País, O professor Leopoldo Guimarães (Reitor da Universidade Nova de Lisboa/ Presidente da Ciência e Tecnologia), mas também porque era o reconhecimento pelo ensino superior da importância deste tema na formação de gestores. Esta Pós graduação foi creditada pela Universidade Fernando Pessoa do Porto.

O lançamento da primeira Pós graduação despertou o interesse nacional pela área dos lares de idosos e outros serviços, alertando os habituais oportunistas que vivem essencialmente à custa de outros, que iniciaram o lançamento de propostas semelhantes, às vezes com o mesmo nome.

Não conseguindo desenvolver com êxito essas propostas, tentaram aproximações à associação para as desenvolverem em parceria, mas os problemas formais levantados pelas estruturas académicas fizeram com que nunca nos deixássemos envolver pelos interesses dessas estruturas que muito tem a ver com aspectos financeiros e pouco tem a ver com a importância que a formação pode ter na mudança de comportamentos, atitudes, práticas e desempenhos. A Associação, ainda que assediada por várias entidades académicas nunca prescindiu da qualidade da sua formação, da independência e da liderança desta formação.

Muitas e muitas propostas surgiram e continuam a surgir referindo gestão de equipamentos sociais, de economia social, etc.

Nenhuma delas tem tido o êxito necessários para despertar interesse e são habitualmente lançadas na infeliz ideia de que todos percebem de gestão de lares quando nada percebem sequer de envelhecimento. Fomos, somos e continuaremos a ser muito duros nesta abordagem.

A história dá razão ao nosso posicionamento.

De facto após a primeira pós graduação realizada com a nossa coordenação e perante dezenas de propostas de outras estruturas entendeu-se que a marca nesta área era quase exclusiva da Associação. Uma linguagem diferente, a motivação de dezenas de personalidades para participarem como oradores e mesmo como docentes, a abordagem de quem sabe que tem algum conhecimento mas que entende que é muito reduzido em relação às necessidades, mas acima de tudo uma componente prática realista e conhecedora do trabalho do dia-a-dia num lar e das suas necessidades, distinguem a nossa proposta.

Só em 2014 voltámos a encontrar um parceiro interessante e que compreendia o nosso posicionamento. Um parceiro que não exigia coordenadores científicos que só colocam o nome porque o conhecimento é nulo, um parceiro que não exigia lucros que não produzia, um parceiro que não pretendia apropriar-se de conteúdos e de competências que são exclusivas da Associação. Lançamos então a segunda Pós graduação em parceria com o ISLA de Leiria, gerido pelo Professor Carlos Silva.

A segunda Pós Graduação demonstrou tudo aquilo que dizíamos: tornou-se talvez a maior pós graduação, em participantes, realizada em Portugal, ultrapassando as duas dezenas e meia, em Leiria.

Parecendo que definitivamente tínhamos um parceiro competente, cedo chegámos à conclusão, com a mudança da direcção do ISLA de Leiria e a saída do professor Carlos Silva que a nova direcção queria apenas usurpar os conteúdos, a organização, a competência da associação, fazendo exigências completamente desajustadas, pretendendo intervir na organização e coordenação e desejando incluir docentes seus que nunca foram reconhecidos nesta área no conjunto de pessoas envolvidas na formação. Foi mais longe: copiou a nossa pós graduação, assediou os nossos docentes e tentou angariar os nossos inscritos.

Mas como já ninguém compra gato por lebre, não atingiu qualquer objectivo convencendo ainda meia dúzia de pessoas a andarem numa formação cuja qualidade é indescritível, tendo inclusivamente uma coordenação de um elemento bem conhecido da associação que não apresenta qualquer capacidade para realizar formação na área da gestão de equipamentos destinados a pessoas idosas.

Estamos agora numa fase diferente. Mais uma vez temos um parceiro que entende a nossa posição e que respeita o nosso já longo trabalho nesta área.

A Associação nunca pretendeu ter competências que não são suas, entendendo que a coordenação científica de uma pós graduação tem que ser realizada por competentes profissionais académicos, partilhada pelos parceiros que promovem a Pós Graduação e que não deve ser detida nem por um nem por outro. Também entende que a organização logística tem, obrigatoriamente de ser comum, aproveitando todas as capacidades dos parceiros e não desenvolvida apenas por um, numa relação de cliente-fornecedor.

Entendendo o papel de cada um dos parceiros, conseguimos desenvolver esta parceria actual com a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa em Lisboa, que permite a realização da III PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DESTINADOS A PESSOAS IDOSAS que, muito antes de se iniciar, é já um êxito dada a aderência de interessados e, especialmente a aderência de personalidades a quem reputamos grande relevância, como docentes e oradores nesta proposta formativa.

Muitas inovações vão ter nesta Pós Graduação, levando ao máximo o nosso empenho em poder corresponder e ultrapassar as mais elevadas expectativas.

Em Novembro daremos pois início ao terceiro passo desta pequena história.

Bem-vindos!

  • Breve História da Pós-Graduação #1

    Breve História da Pós-Graduação #1

  • Breve História da Pós-Graduação #2

    Breve História da Pós-Graduação #2

  • Breve História da Pós-Graduação #3

    Breve História da Pós-Graduação #3

  • Breve História da Pós-Graduação #4

    Breve História da Pós-Graduação #4

  • Pos graduacao 2017 a

    Pos graduacao 2017 a

  • Pos graduacao 2017 b

    Pos graduacao 2017 b

  • Pos graduacao 2017 c

    Pos graduacao 2017 c

DOCENTES

PARCEIROS